"> " /> "> ">
Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Projeto Dança para Todos


Qual Seu Ritmo?
Qual o Ritmo Musical Que Você Mais Gosta?
Axé
Dance
Forró
Hip Hop ou Rap
Funk
Rock ou Pop
Sertanejo
MPB
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (79 votos)




ONLINE
1






Mostre o seu Artista Interior !!!

 

Artigos

 

 

Projeto “Dança para Todos”: uma prática a favor da qualidade

.

 de

.

vida em todas as idades e classes sociais

 

 

Prof. Ms. Michelle Batista Silva*

.

    Desde os primórdios da evolução do mundo o ser humano tem necessidade de se movimentar. Apesar das atuais tendências tecnológicas de que tudo está ao alcance de um botão, e de que a vida passa sob os nossos olhos através de uma tela de televisão ou computador, não esqueçamos a realidade da energia vital que nos propicia um simples movimento (LEAL, 1998).

   Para Leal (1998), o corpo humano, máquina maravilhosa que Deus criou, necessita da constante ativação da química do metabolismo para perfeito funcionamento, seja por estímulos voluntários ou involuntários.

   Ainda Leal (1998) afirma que, uma das formas mais harmônicas e perfeitas de se desenvolver o corpo é através da “Arte da Dança”. Desde que o homem surgiu que, mesmo de forma rudimentar, ele dança. Dançar propicia prazer, não só pelo fator fisiológico que o movimento contribui o qual desencadeia trocas energéticas e ativa também reações orgânicas, quanto também para o bom funcionamento da mente, visto que, com sua enigmática estrutura, precisa liberar muitos impulsos nervosos para o bom funcionamento do corpo, necessitando assim principalmente de momentos de descanso. E todo esse prazer é percebido também pelo espectador que se delicia com momentos de felicidade ao assistir a um espetáculo de Dança.

   Segundo Oliveira e Cristina (2006), compreende-se que Arte, emoção e cognição se interagem na construção e elaboração de poiésis e que, neste sentido, os recursos artísticos colaboram para que os conteúdos propostos na Educação em Arte, sejam significativos e prazerosos, ou seja, um espaço construcional de resignificações. Assim, através do fazer criativo o aprendiz se entrega, se envolve e se mobiliza para a reconstrução do fazer, do criar, do descobrir, do aprender, pois acredita-se que o trabalho com a Arte envolva o sujeito em toda a sua corporeidade.

   Esta Arte tão fascinante foi fonte inspiradora para a criação do Projeto “Dança para Todos” da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Montes Claros/MG, que por acreditar nos vários benefícios citados anteriormente, visa oportunizar os Moradores dos Bairros de nossa Cidade a Arte de aprenderem a Dançar, independentemente de suas idades e classes sociais, contribuindo assim para uma melhoria em sua Qualidade de Vida. Os estilos trabalhados são: Capoeira, Dança Moderna e Dança de Salão. Inicialmente o Projeto funciona na Associação do Bairro Morada do Parque, mas presta também acessoria no Grupo Show Dançar (Bairro Dona Gregória), Projeto Idoso em Ação (Bairro Major Prates) e Casa de Passagem (também no Bairro Morada do Parque). Há se a pretensão de que o Projeto seja expandido para outros bairros de Montes Claros.

   Atualmente ele atende em torno de 115 pessoas, mas a intenção é que este número se multiplique, principalmente pela quantidade de pedidos feitos a cada dia pela comunidade montesclarence. O projeto piloto se iniciou no Bairro Morada do Parque, mas nele participam também Moradores dos Bairros: Morada do Sol, Major Prates, Augusta Mota, São Judas e Jardim Liberdade.

 

Referências:

 LEAL, MÁRCIA. A Preparação Física na Dança. Rio de Janeiro, Ed. Sprint; 1998.

OLIVEIRA e CRISTINA (2006) disponível no site:

 http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=67

.

.

.

Depoimentos

 

 

“O projeto Dança para Todos é mais uma iniciativa da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Montes Claros, que veio incentivar os jovens a praticarem a cultura e a interação social. Para nós, o Show Dançar é um tipo de oportunidade para podermos mostrar e transmitir os nossos talentos. Amamos Dançar e esperamos que este projeto nunca se acabe, pois é uma oportunidade única para nós. Obrigada professores, coordenadores e principalmente a você Tadeu Leite”. (Sandy Ramos - 15 anos e Jéssica Gonçalves - 16 anos/ Bairro Dona Gregória).

 

“O projeto Dança para Todos para mim, foi uma ótima oportunidade que me foi dada para praticar uma das melhores coisas da minha vida, pois aqui pude aprender a trabalhar em grupo e faço novas amizades. Falo de coração e estou muito feliz no Show Dançar, espero que esta iniciativa dure por muito tempo. Obrigada a todos”. (Alberto Pereira Souza - 21 anos/ Bairro Dona Gregória).

 

 “Sou Vanessa, mãe de Lara (8 anos) e Ana Júlia (6 anos), as duas participam das aulas de Dança Moderna no projeto Dança para Todos desde o início. Como mãe, venho sempre acompanhando as aulas e tenho grande admiração pelo trabalho de Michelle, que consegue ensinar com o seu jeito carinhoso. Fica o meu agradecimento por proporcionar esses momentos especiais às minhas filhas” (Moradoras do Bairro Major Prates e freqüentadoras do núcleo do Bairro Morada do Parque).

 

“Estamos gostando muito da Dança, porque além de um exercício físico, é também um ótimo incentivo para o futuro de todos. Parabéns pela brilhante iniciativa e o pelo grande empenho de todos. Obrigado.” (Bené e Lúcia - marido e mulher/ Dança de Salão/ Moradores do Bairro Maracanã e frequentadores do núcleo do Bairro Morada do Parque).

 

“O projeto Dança para Todos foi uma opção super legal, que surgiu para os nossos filhos. Eles brincam, ocupam a cabeça com coisas novas e boas, evita de ficarem na rua, fazem novas amizades e aprendem a respeitarem o próximo. Os organizadores são super prestativos, estão fazendo de tudo para que todos aprendam, têm muita paciência e carinho com todas as crianças. Esperamos que o projeto Dure por muito tempo, pois quanto mais ele durar, mais as crianças irão aprender. Agradeço a todos vocês por tudo que já ensinaram aos nossos filhos”. (Gilberson e Graciele - pais de Maycon e Robson/ Capoeira/ Moradores do Bairro Major Prates e frequentadores do núcleo do Bairro Morada do Parque).

 

“A Dança é uma forma de expressão que nos proporciona inúmeras possibilidades, diversão e entretenimento, novos relacionamentos,além de ser uma maneira de elevar o corpo, a mente e de relaxar. Para mim, esta prática tem sido ótima por me fazer experimentar tudo isso e principalmente por poder estar junto com as minhas crianças, pois é uma oportunidade de fazermos mais uma atividade juntas”. (Iracema – Dança de Salão e suas filhas - Dança Moderna/ Bairro Morada do Parque) .

 

“O projeto Dança para Todos é como o próprio nome já diz, uma forma de trazer um pouco de cultura, lazer, de praticar um tipo de esporte, um pouco de diversão e entretenimento para jovens e adultos, independentemente da idade e da classe social. Ele demonstra que não precisa ter grandes dons e nem ser expert em nada, além de aprender a igualdade entre os seus integrantes. Espero que o projeto prossiga prosperando e crescendo trazendo cultura e igualdade como ele faz”. (Rafael Alves – 21 anos/ Bairro Dona Gregória).

 

“A Dança é a mais sublime das manifestações culturais até hoje vistas. Desde os tempos remotos sabemos da utilização da Dança para as mais variadas manifestações humanas, como por exemplo para festejar a colheita. A magia advinda da Dança é maravilhosa, causando um enorme bem estar e prazer. Na criança que a pratica, é notável e perceptível a mudança de comportamento na escola em itens como concentração, auto-estima e desenvoltura para falar em público. Esses benefícios pude perceber em minha filha Celly Christine, que antes era insegura e hoje está muito melhor e feliz”. (Ezita Rodrigues Munhoz – 43 anos/ Dança de Salão e sua filha - Dança Moderna/ Bairro Morada do Parque).

 

“Fabrícia (32 anos) diz que a sua filha Sophia (2 anos e 7 meses), sempre gostou de Dançar, agora com essa oportunidade, ela está desenvolvendo a coordenação motora, está mais ativa e falante. O relacionamento com as outras crianças está fazendo com que ela se divirta e se desenvolva ainda mais. Sophia diz que gosta muito das aulas, gosta muito dos coleguinhas e das músicas.” (Dança Moderna/ Bairro Morada do Parque).

 

“O Projeto Dança para Todos é um projeto muito bom. É uma grande oportunidade para as pessoas que gostam de dançar e de mostrarem o seu talento. Eu como integrante do Show Dançar, estou gostanto muito do projeto. Amo dançar, porque é uma forma de expressar os meus sentimentos. Agradeço aos professores de dança, ao prefeito, aos patrocinadores etc, por esta oportunidade. E agradeço primeiramente a Deus, por fazer isso existir e que nós possamos fazer bastante sucesso.” (Michele Ramos Castro – 17 anos/ Bairro Dona Gregória).

 

“Esse projeto para mim é uma oportunidade de me dedicar a algo que amo: a Dança, além de fazer novas amizades e perder peso”. (Bruna – 15 anos/Bairro Dona Gregória/ Grupo Show Dançar).

 

“O projeto Dança para Todos é uma oportunidade única para nós. É um lugar onde podemos nos expressar, conhecer novos amigos, aprender uma forma de arte, a respeitar o próximo, a ter responsabilidade e a crescer como cidadão. Agradeço a oportunidade que me foi dada pelos professores, pois sei que posso confiar neles.” (Géssica Fernanda Vieira/ Bairro Dona Gregória/ Grupo Show Dançar).

 

“O projeto Dança para Todos, foi para mim um marco que me incentivou a desenvolver o gosto pela Dança, don que eu tinha e não o conhecia, ajudan-me também a aproximar de grande amigos. O projeto incentiva todos que participam dele a formarem uma grande aliança. Só tenho a agradecer. Obrigado.” (Luiz Junio/ Bairro Dona Gregória/ Grupo Show Dançar)

 

“O meu nome é Valdinéia Mendes (29 anos), sou mãe de Cristian Gabriel Mendes (7 anos), que pratica Capoeira no Projeto Dança para Todos. Ele gosta muito de ir às aulas e diz a todos que a aula é ótima e que ele fez nela novos amiguinhos. Eu acho que ele melhorou bastante na escola e em casa também após ter freqüentado as aulas de Capoeira. Gostei muito do local, dos (as) professores (as) e das crianças. Ele está muito feliz e eu também. Quero agradecer a todos vocês por essa oportunidade.” (Moradores do Bairro Major Prates e frequentadores do núcleo do Bairro Morada do Parque).

 

“O meu nome é Gesiele Aparecida Soares da Silva (30 anos) e venho dizer do desempenho dos meus filhos Adrian Samuel Silva Mendes (7 anos), que faz Capoeira e de Nívea Lorrany Soares de Araújo (10 anos) que faz Dança Moderna, após terem começado a freqüentarem o projeto Dança para Todos. Com o passar do tempo, venho observando eles na escola e dentro de casa, ambos tiveram estes desempenhos melhorados. Eles gostam muito das aulas. O projeto é muito gostoso de ver, principalmente em se tratando dos sorrisos estampados em seus rostos, o que é o meu maior prazer. Agradeço a Josy e a Michelle por isso tudo.” (Moradores do Bairro Major Prates e frequentadores do núcleo do Bairro Morada do Parque).

 

“O projeto Dança para Todos veio para mim na hora certa, eu amo Dançar e Dançar só na época de Quadrilha era muito ruim, pois gosto de Dançar todos os ritmos e em todas as ocasiões. Hoje dançamos todos os ritmos e sempre com alegria. Queremos passar para as pessoas a alegria de estarmos dançando. Amamos os nossos coreógrafos (Michelle e Neto), pois além de serem nossos professores, eles se tornaram nossos amigos.” (Lorena Cristine – 15 anos/ Bairro Dona Gregória/ Grupo Show Dançar).

 

“Meu nome é Maria Stela (47 anos), venho neste momento estampar a alegria que tenho em fazer parte deste projeto, agradeço a Deus por ter sido o nosso bairro escolhido para ser o primeiro Núcleo para a sua implantação. Eu e o meu marido amamos a Dança de Salão e já aprendemos bastante com o Professor Neto, que é um excelente motivador na realização dos movimentos. A minha filha Ana Luiza, fica muito feliz em participar da Capoeira com a Professora Josy e da Dança Moderna com a Professora Michelle. Obrigada aos colaboradores por terem aceito tal iniciativa em nosso bairro.” (Bairro Morada do Parque).

 

“Para Dançar basta somente deixar fluir o

.

 sentimento que brota em você...”